quinta-feira, julho 05, 2007

Dançaria Comigo Um Ritmo Quente?

"(...)Just remember, you're the one thing
I can't get enough of
So I'll tell you something
This could be love... because
I've had the time of my life
No, I've never felt this way before,
Yes, I swear it's the truth and I owe it all to you (...)" ((I've Had) The Time Of My Life - Tema do Filme Dirty Dancing)
...



O filme Dirty Dancing - Ritmo Quente assopra velinhas em 2007, completando 20 anos. O filme que já atingira a maior idade antes, ficou mocinho de vez; mas nunca velho, antiquado. O tema, as danças, o romance, podem ser incorporados na atualidade, depende apenas do ponto de vista.
...
Frances Houseman, vulgo Baby, tinha apenas 17 anos quando viu sua vida mudar totalmente. Ao viajar em férias com a família, para hospedar-se numa espécie de pousada, ela percebe que a vida era mais do que pensar em faculdade ou ser a "filhinha do papai". Ela conhece Johnny Castle, num dia atípico, num local atípico, quando acaba no alojamento dos funcionários. Lá, ela sente pela primeira vez o que é a música, o que é dançar e o que é ser você mesmo, diferentemente da burguesia já conhecida. Daí, desenrola-se todo um romance e também problemas sociais e preconceitos.
...
Claro que, ao analisarmos atualmente, seria de extensa dificuldade a busca por uma garota inocente como Baby (lembrando que a história do filme é passada em 1963). E identicamente seria a dificuldade de encontrar um homem com algo pelo menos parecido com Johnny Castle. Mas o conceito ainda existe: garota que acha que já viu de tudo, que nunca se apaixonou, conhece homem que sabe praticamente tudo, além de dançar e ter "a pegada". O pai não gosta dele, mas a filha gosta. E por ai vai.
...

O filme seria hoje, se não fossem os Embalos De Sábado À Noite, os Greease e os Footloose da vida, o melhor filme de dança já feito. Primeiro porque o enredo do filme é simples, ingênuo, fácil de ser absorvido e fácil de se tornar viciante. Depois porque a atriz Jennifer Grey realmente não sabia dançar, e só por isso, o filme já vale muitas olhadas (e risadas). A trilha sonora é perfeita. E Patrick Swayze consegue estar 1001 vezes mais gostoso e apaixonante do que em todos os seus filmes (incluindo Ghost).
...

Quando assisti esse filme pela primeira vez, tinha em torno de 5 anos, e não, muitas coisas não foram compreendidas. Claro, mesmo que eu fosse uma menina prodígio, seria pedir demais entender o conceito de aborto, garoto que larga namorada grávida, homem mais velho enamorado de garota mais nova e etc. Mas a idéia inicial, o romantismo e as danças foram facilmente absorvidas, inclusive, o ideal de "homem-errado-perfeito".
...
Há em mim a absoluta certeza de que este filme tem extrema culpa no meu estereótipo de homem ideal. O tal rebelde, incompreendido, bonito, com jaqueta de couro (claro, não necessáriamente, ele pode hoje vir com cabelos bagunçados ou dreads, estilo único e alternativo), que sabe dançar e sabe "pegar" como ninguém.
...

A cena final do filme, assim como a música que a acompanha (I've Had The Time Of My Life), representa tudo de bonito que pode existir na vida. A idéia de não desistir dos sonhos, não desistir do amor, não desistir das suas próprias vontades. A idéia de que ainda é possível mudar o mundo, ou pelo menos tentar. E se mesmo assim, isso não for possível, é possível então dançar.
Em Dirty Dancing, a garota ingênua cresce, mas o rapaz adulto também cresce com ela, fazendo nascer uma outra idéia de filmes românticos: o conceito de mudança mútua, baseado apenas no amor. É um filme válido (mesmo eu sendo totalmente suspeita ao falar), para quem gosta de romance, para quem não gosta e pode ser surpreender e principalmente, para os que gostam de dança. E você, dança comigo?





...
Soluçando de emoção ao som de: Cry To Me - Solomon Burke
...
PS: A cena do fime em que a canção Cry To Me é tocada, é sem dúvida umas das cenas mais sensuais da história do cinema. Foi a primeira cena de pegação que eu vi, e essa, jamais foi esquecida. Dançada e perfeita.
...

PS2: Porque eu sou uma romântica incurável, e não faço a menor questão de poupar palavras ou exageros para um filme que eu amo tanto.
...


...

*** Lar é onde o meu coração está! ***

Nenhum comentário: