segunda-feira, novembro 12, 2007

Sleeping With Ghosts

"(...)Sometimes it's faded
(We) Disintegrate it
For fear of growing old
Sometimes it's fated
(We) Assassinate it
For fear of growing old (...)" This Picture - Placebo

E vez ou outra eu redescubro coisas, discos, músicas, às vezes até pessoas. Ninguém é igual o tempo todo, e assim também são as canções, que se modificam de acordo com a fase em que o ouvinte está.

Existe um disco que se destacou pra mim desde a primeira vez em que o ouvi. Nunca havia ouvido o disco em si, do início ao fim. Conheci músicas intercaladas, sem nem saber que pertenciam à mesma família. Cada música atingia uma dimensão em mim, e somente hoje, conclui que estavam todas juntas, formando uma espécie de espiral de sensações auditivas.

A banda, para mim, é única e difícil de definir, difícil de estabelecer uma preferência entre suas músicas, entre suas letras e melodias. Mas é possível estabelecer uma conexão quando elas, as canções, quase se confundem com a própria vida de quem ouve.

O disco Sleeping With Ghosts, do Placebo, consegue atingir dimensões de alegrias e tristezas em 12 canções, feitas como se de forma inusitada, quase uma coincidência. Duvidando do acaso, é visível toda a insegurança de sentimentos, a segurança de personalidade, o amor exagerado, o desejo incontrolável, a obsessão quase doentia (redundantemente falando), a ida do céu ao inferno, ou vice-versa.

Encontram-se ali várias espécies de despedidas, várias formas de ser sincero, várias formas de não sentir medo de ser você mesmo; declarações de amor e declarações de outros sentimentos que poderiam estar escondidos no íntimo mais profundo, mas ali, foram divulgados.

É um disco diferente (como quase tudo que o Placebo faz), com uma capa linda e subjetiva, com canções de melodias fáceis de serem ouvidas, mas com letras fortes e difíceis de serem entendidas, e serem explicadas. Ao ouvi-lo, não se surpreenda se ele nada significar pra você, ou se nada daquilo fizer sentido. É porque não é o momento, o seu coração não atingiu esse nível de confusão. Mas muito provavelmente, este dia chegará, e você se encontrará com fantasmas íntimos que pareciam inexistentes.

Sleeping With Ghosts
Placebo
Ano de lançamento: 2003


  1. Bulletproof Cupid
  2. English Summer Rain
  3. This Picture
  4. Sleeping With Ghosts
  5. The Bitter End
  6. Something Rotten
  7. Plasticine
  8. Special Needs
  9. I'll Be Yours
  10. Second Sight
  11. Protect Me From What I Want
  12. Centrefolds

Fantasmas internos ouvindo: This Picture - Placebo

*** Lar é onde o meu coração está! ***

Nenhum comentário: